Skip to content

Pedido de desculpas

05/17/2009

Hoje eu gostaria de utilizar esse espaço de um modo um pouco diferente. Ao invés de dicas culturais, quero fazer um pedido de desculpas a todos os nossos leitores e em especial ao Sérgio Fonseca.

Cometi um erro terrível ao utilizar uma foto de autoria do Sérgio como nosso avatar no twitter sem pedir permissão para tanto. E o pior é que esse foi só o primeiro erro. Assim que descobriu isso, o Sérgio entrou em contato conosco através de dois comentários feitos no dia 11/05. Por absoluta falta de tempo, acabei não respondendo a esses comentários e nem retirando o avatar.

Pode parecer hipocrisia só vir pedir desculpas depois que o Sérgio deixou de tentar um contato particular e passou a falar sobre isso no twitter. Mas não é. Quinta-feira apresentei a situação para a Dani Pechi e me comprometi a, assim que possível, entrar em contato com ele. Não tive condições de fazer isso antes e pago por isso.

Gostaria de deixar claro que em momento algum agi de má-fé. Fui negligente e incompetente, isso é verdade. Falhei de um modo que é inadmissível para alguém que quer ser jornalista. Talvez tenha sido levado pela falsa idéia de que tudo que está na internet é livre. Justo eu que defendo que, independente do tipo de conteúdo, ele sempre deve vir acompanhado de crédito.

Não simpatizaria se fizessem com meus textos o que fiz com a foto do Sérgio. Ainda mais se não me dessem satisfações quando solicitasse. Por isso não encontro palavras para pedir desculpas, apesar de elas serem tão sinceras.

Já retirei o avatar do twitter e espero não ter causado maiores danos ao Sérgio. Prometo ser mais zeloso das próximas vezes, mas não garanto – muito pelo contrário – que não cometerei novos erros. Infelizmente a melhor de maneira de se aprender é com os erros. E essa lição já está aprendida.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Andrea permalink
    05/17/2009 03:28

    Numa época em que pessoas se utilizam de software pirata para produzirem projetos, fotos, trabalhar e afins, fica o exemplo de que o respeito ao Direito Autoral, ainda que à propriedade imaterial, devem ser respeitados.
    “todos os direitos reservados” a quem produziu, seja lá o que for.

  2. 05/17/2009 03:39

    Oi Gabriel, acho tudo já foi mais do que esclarecido. Como mencionei no comentário feito, meu intuito maior era chamar a sua atenção para uma prática, infelizmente comum, de se achar que só pelo fato de algo estar na internet, pode ser utilizado para qualquer fim, sem necessidade de autorização. Ao notar que os comentários eram moderados, fiz um segundo comentário deixando claro que não era preciso aprová-los. Apenas esperava um contato que, passados 5 dias, não aconteceu. Então dei uma forçada. Me desculpe também.
    Não vejo necessidade de deixar esse post aqui, a não ser como alerta à outras pessoas que tenham o mesmo tipo de atitude por desconhecimento.
    Um abraço

  3. 05/17/2009 03:45

    Olha, eu acredito em cada palavra do que você diz, Gabriel. Neste momento não tenho motivo algum para duvidar. Sei que às vezes as pessoas pegam pesado e isso é constrangedor. Não era para ser assim tão angustiante. Também peço desculpas por usar um meio aberto para chamar a atenção. De fato, não o conheço. Minha intenção ao fazer coro com o pedido do Sergio não era acusar você, mas chamar você. Agradeço sua sensibilidade e o modo tão límpido como apresentou este fato. Foi bacana de sua parte. Então, volte com a programão normal e livre! Sucesso pra vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: