Skip to content

Cursos e oficinas culturais

04/22/2009

Com o objetivo de incentivar a formação e a difusão artística e cultural da população de São Paulo, as Oficinas Culturais do Estado divulgam suas programações para o período que vai de abril a junho de 2009.

Por meio do trabalho realizado pela Associação dos Amigos das Oficinas Culturais (Assaoc) o governo do Estado de São Paulo tem conseguido realizar, patrocinar e promover cursos gratuitos distribuídos pelas sete Oficinas localizadas na região metropolitana. Ao todo, estão disponibilizadas 2500 vagas em 120 atividades gratuitas que incluem espetáculos, exposições, conferências, seminários, debates, congressos e workshops.

A mais antiga dessas oficinas, batizada inicialmente de Três Rios e hoje Oswald de Andrade, fica localizada no bairro do Bom Retiro tem como destaque de sua programação o curso sobre Direção de Arte em cinema, ministrado por Zeca Nolf. Zeca foi responsável pela cenografia dos filmes “Tainá 2”e “Desmundo”, além de ter feito a produção de arte para “Tapete Vermelho” e “Garotas do ABC”.

Em uma homenagem ao personagem que leva o seu nome, a Oficina Amácio Mazzaropi, no Brás levará para a sala de aula o teatro do absurdo. Coordenados por Arnaldo D Ávila e Jedsom Kárta (Oficina de Teatro Mazzaropi), os alunos poderão desenvolver atividades de desenvolvimento cênico, que serão apresentados ao público ao final do curso.

Também localizada no bairro do Brás, a Oficina Cultural da Terceira Idade resgata a Cultura Popular na oficina de teatro “cantos e contos em cena”. Coordenada por Márcio Martins, professor com vasto currículo e experiência nas áreas de dança, música e estudioso da arte dos clows, a oficina vai resultar em uma montagem que será apresentada na 8ª Mostra Artístico-Cultural da unidade.

O autor de vários Best Sellers para o público infantil Toni Brandão é o destaque do trimestre da Oficina Cultural Mário de Andrade, no bairro da Barra Funda. A intenção de Toni é desenvolver os diversos aspectos da criação literária, com o objetivo de aproximar seus leitores e alunos ao universo da literatura, além de estimular a criação de textos.

A Vila Brasilândia, bairro que abriga a Oficina Maestro Juan Serrano recebe de braços abertos o Hip Hop, atração principal das aulas dedicadas ao teatro no período. Ministrada por Ícaro Rodrigues, ator formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, a oficina visa estimular o poder da arte como instrumento e transformação social.

Localizada no Bairro de Itaquera, zona Leste de São Paulo, a Oficina Alfredo Volpi tem como destaque do trimestre o workshop sobre vídeos documentários. Sob a coordenação de Sylvio do Amaral Rocha, formado em cinema pela Faap e atualmente diretor e produtor de vídeos institucionais, filmes de arte e documentários; a oficina visa discutir e estudar os vinte anos da Alfredo Volpi.

A Dança-Teatro é o destaque da programação da Oficina Cultural Luiz Gonzaga, em São Miguel Paulista. Natcha Dias, bacharel em Artes Cênicas pela ECA/USP é a responsável por comandar o curso que investiga as possibilidades de expressão tendo o corpo como matéria principal. O objetivo da professora é apresentar mecanismos possíveis de composição cênica por meio da Dança.

Para aqueles que nunca ouviram falar dessas Oficinas, é bom deixar bem claro que elas estão localizadas em regiões de fácil acesso. Para realizar a inscrição no curso escolhido é necessário se dirigir pessoalmente à unidade escolhida. A programação completa está disponível no site: www.oficinasculturais.org.br

Serviço:

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

Informações: 3221-5558

Oficina Cultural Amácio Mazzaropi

Avenida Rangel Pestana, 2401 – Brás

Informações: 2292-7071

Oficina Cultural da Terceira Idade

Avenida Rangel Pestana, 2401 – Brás

Informações: 2692-5166

Oficina Cultural Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda

Informações: 3666-5803

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

Rua Joaquim Pimentel, 200 – Vila Brasilândia

Informações: 3994-3362

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Victório Santin, 206 – Itaquera

Informações: 2205-5180

Oficina Cultural Luiz Gonzaga

Rua Amadeu Gamberini, 259 – São Miguel Paulista

Informações: 2956-2449

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 04/28/2009 18:14

    O blog tem potencial para descanbar todos os guias de SP se atingir mesmo o público alvo proposto. Muito bom! O projeto também está ótimo. Me convenceram, eu compraria se tivessem vendendo 😉
    A Virada Cultural vem aí, tá na hora de atualizar!

  2. 04/28/2009 18:20

    Mais um comment…vi o especial da Virada – mas acho que vocês poderiam destacar em posts menores o que julgam valer mais a pena, que acham? Muito legal o uso do recurso dos mapas. E o follow do Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: